terça-feira, 30 de agosto de 2011

Assembleia Estudantil nesta QUINTA-FEIRA!

O Grêmio Estudantil InterAção convoca todos os estudantes do campus a participarem da Assembleia Estudantil que será realizada nessa quinta-feira (01/09), com o intuito de decidir os rumos da greve estudantil.
 A presença de todos é importante, pois será votada a continuidade da greve no campus de Vitória da Conquista!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comunidado


PROFESSORA LUZIA HELENA ENVIOU E-MAILS PARA TODAS AS TURMAS A RESPEITO DA REAPRESENTAÇÃO DOS PROJETOS "ALL THE ENGLISH SOUNDS" E "ROCK N' ROLL"...........RESPONDAM-OS COM A MÁXIMA URGÊNCIA.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aprovados na 1ª fase da OBMEP 2011

 
Relação de aprovados para a 2ª fase da OBMEP 2011
IFBA – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

NOME DO ALUNO
PONTOS
01
Alisson de Santana Spina
17
02
Alex Miranda de Oliveira
16
03
Ruane das Virgens Azevedo
15
04
Paulo Roberto R. Matos Filho
15
05
Hugo Ferreira Alves
13
06
Iohana Angélica Torres Cabral
13
07
Ian Amparo Barbosa
13
08
Brenda Oliveira Santos
12
09
Higor Monteiro Paiva
11
10
Mateus Henrique P. Mascarenhas
11
11
Diego Lima Bomfim
11
12
Amanda Beatriz Cunha Teixeira
10
13
Douglas Thainan Silva L. Mendes
09
14
Jéssica Mara Santos Azevedo
09
15
Leonardo  Souto Oliveira
09
16
Yago dos Santos Andrade Cardoso
09
17
Manuel Guilherme da S Almeida
08
18
Vitor Macedo Brito Medeiros
08
19
Laíse Costa Oliveira
08
20
Aline Reis Freitas
07
21
Amanda Coqueiro Silva
07
22
Thayara Coqueiro Moreira
07

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estudantes de Geografia e do IFBA realizaram ato público nesta quarta

Por Laís Vinhas


Ao meio-dia desta quarta-feira (17), os alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Instituto Federal da Bahia (Ifba) realizaram juntos um ato público, na Avenida Rosa Cruz, em direção à Avenida Siqueira Campos. A mobilização teve o objetivo de falar sobre a qualidade do ensino público.



O professor de Geografia da Uesb, Jânio Santos, fala: “como parte da discussão da Geografia, que é repensar a sociedade, esse ato é um movimento sobre a necessidade de repensar a educação pública e gratuita, e pensar na sociedade que queremos”. E completa: “existe um lema que diz que a Geografia serve para fazer guerra; queremos mostrar que a Geografia na verdade ensina a aprender a lutar. Lutar por todas as formas de direito, de permanência no campo, nas cidades e espaços urbanos. E vamos além, quando falamos da educação pública”.

Para ele, o ato público feito juntamente com os alunos do Ifba, que estão em greve desde o último dia 29 de julho, traz a ideia de congregação de interesses em comum: “temos sido parceiros dos movimentos que acontecem na cidade. O pessoal do Ifba está mobilizado, reivindicando uma educação pública de qualidade, pensamos da mesma forma e por isso apoiamos”, fala Jânio.


O aluno do Ifba, Saulo Moreno, comenta sobre o ato público: “os estudantes e os servidores do Ifba estão em greve em nível nacional. Estamos nas ruas para chamar a atenção da reitoria, que não quer nos receber em Salvador, e também do governo federal”. Para Saulo, os investimentos na rede federal de ensino estão sendo altos para criar novas instituições (só na Bahia serão duas novas universidades federais e nove novos institutos federais de educação), enquanto a qualidade continua baixa: “estão prezando por quantidade e não por qualidade. Como serão essas novas instituições, se as que já existem ainda têm tantos problemas estruturais?”, questiona Saulo.

Para ele, a parceria com o curso de Geografia, é importante: “os geógrafos estão realizando o VIII Encontro Baiano de Geografia e a X Semana de Geografia da Uesb, e nos convidaram para fazer parte do ato público, para compor a mobilização, porque estamos todos com o mesmo sentimento: o de lutar pela qualidade da educação pública, que atenda às nossas necessidades enquanto cidadãos”, completa.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

#GREVEIF - CONQUISTA




QUARTA-FEIRA:

8hrs NO IFBA PARA A CONFECÇÃO DE CARTAZES E FAIXAS

11hrs EM FRENTE AO CENTRO DE CULTURA; VAMOS NOS JUNTAR COMO PESSOAL DO 'GEO NA RUA' PARA FAZERMOS UMA GRANDE PASSEATA EM PROL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudantes e professores do IFBA fazem manifestação no terminal da Lauro de Freitas



Na manhã de hoje (quinta-feira) professores e alunos do IFBA (Instituto Federal da Bahia), antigo CEFET, realizaram uma manifestação no terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas com o objetivo de cobrar melhorias para a unidade de Vitória da Conquista.
A categoria, que está em greve desde o dia 1º de agosto, divulgou um manifesto de reivindicações, como corte de verbas de 50%%; laboratórios ineficientes (por falta de uma boa estrutura); dentre muitos outros problemas. 






Apesar de estarem em pequena quantidade, eles conseguiram chamar bastante atenção e despertaram a curiosidade da população para com a situação atual do Instituto.


 Os protestos continuam. Docentes e estudantes prometem realizar outras atividades com o objetivo de chamar a atenção dos políticos e comunidade em geral.




Mais imagens estão disponíveis no orkut  e no facebook do Grêmio Estudantil InterAÇÃO.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

[ENVIANDO EMAILS PARA A REITORA] Usando a Internet à favor de uma educação de qualidade!

Colegas,
A Reitora do IFBA, Profª Aurina Santana,  tem se recusado a realizar uma reunião com os representantes dos Campi do Instituto, reunidos na União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA.


Dessa forma, pedimos que todas e todos mandem emails para a Caixa de Entrada da Reitora, copiando o seguinte texto abaixo:


Email da Reitora: aurina@ifba.edu.br


Assunto: Por uma Reitoria transparente e comprometida com uma educação pública de qualidade


Senhora Reitora Aurina Santana,


Ao assumir publicamente uma candidatura à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, tornou público o seu comprometimento com a comunidade acadêmica desta Instituição e com toda a sociedade baiana.
Neste momento de crise, onde o Governo Federal vêm sofrendo com as constantes descobertas de corrupção, onde a economia se enfraquece e a credibilidade da população para com os eleitos para cargos públicos está abalada, a Reitoria do IFBA vem perdendo prestígio e a confiança, ao passo em que não se compromete com a melhoria da Instituição, não possibilitando diálogos transparentes.
Por isso, nos últimas dias os Campi do IFBA estão sendo invadidos por um sentimento de transformação,  uma necessidade metamorfósica, e para tal, nós, estudantes do IFBA, exigimos que:

1) Seja proporcionado encontros constantes entre a Reitoria e seus diversos setores com líderes do movimento estudantil dos Campi do IFBA, estreitando as relações de diálogo com a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA - UEES;
2) Que imediatamente seja feito um compromisso público de reunião com os estudantes em greve, ouvindo assim as reivindicações, tendo em vista a melhoria da Instituição, garantindo para tal encontro a liberação dos transportes dos diversos Campi, para dessa forma garantir a participação de todas e todos.

Dessa forma, buscamos a cada dia a melhoria da educação pública, exigindo os espaços necessários a efetiva participação cidadã e democrática!


Estudantes do IFBA

Mandem o email imediatamente para a Reitora, vamos colaborar com essa luta, digam aos amigos, parentes e colegas, em breve estaremos redigindo uma carta para todos nós enviarmos para o email do Profº Paulo Marinho, exigindo as melhorias em nosso Campus.


Grêmio Estudantil InterAÇÃO