quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estudantes de Geografia e do IFBA realizaram ato público nesta quarta

Por Laís Vinhas


Ao meio-dia desta quarta-feira (17), os alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Instituto Federal da Bahia (Ifba) realizaram juntos um ato público, na Avenida Rosa Cruz, em direção à Avenida Siqueira Campos. A mobilização teve o objetivo de falar sobre a qualidade do ensino público.



O professor de Geografia da Uesb, Jânio Santos, fala: “como parte da discussão da Geografia, que é repensar a sociedade, esse ato é um movimento sobre a necessidade de repensar a educação pública e gratuita, e pensar na sociedade que queremos”. E completa: “existe um lema que diz que a Geografia serve para fazer guerra; queremos mostrar que a Geografia na verdade ensina a aprender a lutar. Lutar por todas as formas de direito, de permanência no campo, nas cidades e espaços urbanos. E vamos além, quando falamos da educação pública”.

Para ele, o ato público feito juntamente com os alunos do Ifba, que estão em greve desde o último dia 29 de julho, traz a ideia de congregação de interesses em comum: “temos sido parceiros dos movimentos que acontecem na cidade. O pessoal do Ifba está mobilizado, reivindicando uma educação pública de qualidade, pensamos da mesma forma e por isso apoiamos”, fala Jânio.


O aluno do Ifba, Saulo Moreno, comenta sobre o ato público: “os estudantes e os servidores do Ifba estão em greve em nível nacional. Estamos nas ruas para chamar a atenção da reitoria, que não quer nos receber em Salvador, e também do governo federal”. Para Saulo, os investimentos na rede federal de ensino estão sendo altos para criar novas instituições (só na Bahia serão duas novas universidades federais e nove novos institutos federais de educação), enquanto a qualidade continua baixa: “estão prezando por quantidade e não por qualidade. Como serão essas novas instituições, se as que já existem ainda têm tantos problemas estruturais?”, questiona Saulo.

Para ele, a parceria com o curso de Geografia, é importante: “os geógrafos estão realizando o VIII Encontro Baiano de Geografia e a X Semana de Geografia da Uesb, e nos convidaram para fazer parte do ato público, para compor a mobilização, porque estamos todos com o mesmo sentimento: o de lutar pela qualidade da educação pública, que atenda às nossas necessidades enquanto cidadãos”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário