Histórico


Grêmio Estudantil Interação: jornada de lutas e conquistas.


Órgão de representatividade estudantil e espaço de discussão na busca de soluções e ações que fomentem o fazer político e que contribuam para o crescimento da instituição e do seu corpo discente: características inerentes a um grêmio estudantil, essas que pulsam vibrantemente nas entranhas do Grêmio Interação, representação estudantil do Campus de Vitória da Conquista.
Sua jovem, porém notável história tem gênese no processo eleitoral para nova diretoria do grêmio estudantil do IFBA, que se iniciou no dia 10 de março, quando foram abertas as inscrições para as chapas que se candidatariam ao pleito. As eleições propriamente ditas se deram no dia 30 de março, com resultados divulgados no dia seguinte: a chapa “InterAÇÃO”, única candidata e encabeçada por Saulo Moreno, aluno do 3º ano de Meio Ambiente, foi aprovada com 81% dos votos válidos. Começaria ali, a caminhada da diretoria do Grêmio Interação na luta por uma representação compatível com agrandeza dos estudantes do IFBA.
Comissão eleitoral 2010

Pouco mais de dois meses após ser democraticamente eleito pelos estudantes das modalidades integrada, subseqüente e PROEJA, a primeira grande realização do “InterAÇÃO”: o I IForró, festividade junina idealizada por toda a diretoria do grêmio, com o intuito de promover uma festa que atendesse à importância cultural das Festas Juninas, bem como a carência de atividades de integração que proporcionassem lazer e cultura. Num misto de cooperação, trabalho, e, sobretudo, dedicação, o IForró foi um sucesso, fruto da colaboração de estudantes, servidores e professores do IFBA, além dos parceiros que patrocinaram a festa, concretizando um antigo sonho dos integrantes do grêmio.
Para fechar o ano de 2010, início de sua gestão, o Grêmio promove o Sarau Noel, evento que marcou o encerramento do ano letivo, o lançamento do Jornal Pense Sobre (P.S.) e a certeza de um 2011 repleto de lutas e objetivos a serem alcançados.
O ano de 2011 chegou arrebatador, exigindo esforço dobrado da diretoria do Grêmio Estudantil. Representado pelo seu presidente, Saulo Moreno, o grêmio teve participação no II Congresso Interno do IFBA, onde foram promovidas atividades e discussões em torno do Projeto Político e de Desenvolvimento da instituição até o ano de 2014, congresso realizado no início do mês de fevereiro. No mesmo mês, o Grêmio InterAÇÃO inova no campus ao promover o I DIA: Dia de Integração e Acolhimento do IFBA – Campus Vitória da Conquista, onde diversas atividades culturais e esportivas foram desenvolvidas na intenção de aproximar alunos da casa e os novatos que também se tornaram membros da imensa família IFbaiana.  Para Saulo Moreno, o I DIA foi de extrema importância principalmente por contribuir para “a formação de estudantes conscientes evitando assim os trotes violentos, fomentando a cultura de paz.”
I D.I.A.: Atividades culturais e esportivas que visavam aproximar alunos novatos e da casa.

No decorrer do ano, foi notável o comprometimento do Grêmio Estudantil InterAÇÃO com as causas dos estudantes, além da colaboração no desenvolvimento de diversas atividades dentro do instituto, bem como o Dia da Mulher, I Festival de Geoparódias, I Jornada Cultural, Projeto Abraço e o Ecoestilo, sem deixar de lembrar, é claro, da segunda edição do IForró, evento que contou animado pelas bandas “Inhame com Manteiga”, “Pé de Xote” e “Pegada Federal”, contando com a participação de mais de 300 pessoas.
Após 5 anos sem festas juninas no campus, é realizada a 1ª ediçãodo IForró.

 Fora do âmbito acadêmico, entretanto, dentro das demandas de luta estudantil, o Grêmio InterAÇÃO não mediu esforços manifestando apoio ao movimento grevista ocorrido no campus da UESB em Vitória da Conquista, buscou se instrumentalizar em intercâmbio com as lideranças estudantis do IFPE, se fez presente nas discussões do Fórum Permanente contra a Violência e a Favor da Vida, foi literalmente a vez e a voz do estudante ifbaiano na ‘Revolta do Buzú’, manifestação realizada em conjunto pelos estudantes conquistenses contra o aumento abusivo da tarifa de transportes coletivos em Vitória da Conquista, participando do movimento tanto nas ruas, quanto nas reuniões de negociação da prefeitura municipal, onde se destacou a figura do presidente Saulo Moreno, que, posteriormente, se afastou da presidência do Grêmio para assumir interinamente a UMESC – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Vitória da Conquista, quando o movimento sentiu a necessidade de buscar as vias legais para assegurar as suas conquistas.
Ainda envolvido nos interesses da militância estudantil, participou das Conferências Territorial, Regional e Estadual da Juventude e de Cultura, visando contribuir para as discussões que buscam melhorias na vida e no fazer político da juventude. 
Delegados eleitos na Conferência Territorial da Juventude, realizada no auditório do IFBA – Campus Vitória da Conquista.

 O Grêmio Estudantil Interação ainda esteve em reunião com a procuradoria do município, em março de 2011, na intenção de ajudar Vitória da Conquista a implantar grêmios estudantis em suas escolas, além de ter implantado e acompanhado todo o processo de eleição do grêmio do campus de Jequié, em janeiro de 2012. Atuou também como representante discente nas discussões do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), bem como das questões que dizem respeito à assistência estudantil, englobando benefícios como PAAE e PINA.
Revolta do “Busu”: Interação presente.

Chega o mês de julho, e, juntamente com a UEES/IFBA (União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA), o campus de Vitória da Conquista deflagra a greve estudantil, paralisação votada em assembleia ocorrida no dia 28 de julho, com os alunos dos três turnos e de todas as modalidades (integrada, subsequente e PROEJA) suportadas pela instituição e que são representadas pelo Grêmio Estudantil InterAção. Foram 64,58% de votos a favor da greve, contra 28,92%, 4,48% de abstenções e 1,99% de brancos ou nulos. A greve foi deflagrada também em apoio ao movimento dos servidores/professores da Rede Federal de Ensino da Educação Básica, Profissional e Tecnológica que entraram em greve no dia 1º de agosto. Entre as principais bandeiras de luta levantadas nesta greve estão a exigência de que se invista 10% do PIB para educação; posicionamento contra o atual e futuro PNE, contra a expansão desenfreada dos institutos federais sem que haja uma estrutura de qualidade, e contra o Novo Código Florestal e a Usina de Belo Monte.
O Grêmio Estudantil InterAÇÃO, contando com a importante participação de estudantes do campus, dialogou intensamente com o movimento dos professores e servidores, auxiliando na organização e realização de mobilizações. A primeira, que foi realizada no dia 11 de agosto na Avenida Lauro de Freitas, contava com um pequeno número de manifestantes, mas que foi o suficiente para chamar a atenção da população para os problemas do campus. Ainda na busca de sanar as reivindicações do campus, participamos do Geo na Rua, em coro com os estudantes do curso de Geografia da UESB. Durante todo o movimento grevista, foram realizadas assembléias com os estudantes do campus, estas que tinham como pauta os rumos da greve ou a elaboração de formas de manifestação.
Em setembro de 2011, com pouco mais de um mês de mobilização, surge a chance de expor e defender as principais reivindicações dos estudantes do IFBA à reitora Aurina Santana, em reunião que abrangia professores, diretores de ensino de outros campi, bem como estudantes. Ainda neste mês, os estudantes do campus de Vitória da Conquista engataram uma sequência fabulosa de mobilizações: a primeira, na Assembleia Itinerante realizada no Centro de Cultura, onde estavam presentes autoridades civis e políticas, bem como os deputados que ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa.
Estudantes também protestaram durante a Assembleia Itinerante, realização da Assembleia Legislativa Estadual.

Na mesma semana, liderados pelo presidente Saulo Moreno Rocha, estudantes e servidores protestaram durante a audiência pública do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional e ao Emprego). Na ocasião, o deputado federal Waldenor Pereira, o Deputado Estadual Zé Raimundo Fontes, o Diretor do IFBA - Vitória da Conquista Prof. Paulo Marinho, o membro da Secretaria Nacional de Educação Técnica e Profissional do MEC Ângelo Ronaldo e demais autoridades se fizeram presentes. A intenção da mobilização era chamar atenção para a expansão desenfreada da rede federal de ensino, e exigir o investimento dos 10% do PIB para a educação. Posteriormente, em discurso na Câmara dos Deputados, Waldenor cita a manifestação que presenciou em Vitória da Conquista, solidarizando-se com as causas da greve.
Protesto na audiência do PRONATEC.

No fatídico 23 de setembro de 2011, os estudantes do IFBA entram em luto, e velaram a educação de qualidade. O velório ocorreu em uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, sessão que objetivava discutir o movimento grevista dos professores do instituto. A manifestação teve repercussão estadual, sendo utilizada como referencial pelos Grêmios do IFBA e do IFbaiano de Valença, que  também sepultaram a educação. Em assembleia no dia 26 de setembro, após 57 dias de paralisação, os estudantes decidiram pelo fim da greve estudantil.
Cortejo fúnebre acompanha o velório da educação de qualidade.


Velório da educação na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

Grêmio Estudantil Interação: jornada de lutas e conquistas.



Órgão de representatividade estudantil e espaço de discussão na busca de soluções e ações que fomentem o fazer político e que contribuam para o crescimento da instituição e do seu corpo discente: características inerentes a um grêmio estudantil, essas que pulsam vibrantemente nas entranhas do Grêmio Interação, representação estudantil do Campus de Vitória da Conquista.
Sua jovem, porém notável história tem gênese no processo eleitoral para nova diretoria do grêmio estudantil do IFBA, que se iniciou no dia 10 de março, quando foram abertas as inscrições para as chapas que se candidatariam ao pleito. As eleições propriamente ditas se deram no dia 30 de março, com resultados divulgados no dia seguinte: a chapa “InterAÇÃO”, única candidata e encabeçada por Saulo Moreno, aluno do 3º ano de Meio Ambiente, foi aprovada com 81% dos votos válidos. Começaria ali, a caminhada da diretoria do Grêmio Interação na luta por uma representação compatível com agrandeza dos estudantes do IFBA.
Comissão eleitoral 2010

Pouco mais de dois meses após ser democraticamente eleito pelos estudantes das modalidades integrada, subseqüente e PROEJA, a primeira grande realização do “InterAÇÃO”: o I IForró, festividade junina idealizada por toda a diretoria do grêmio, com o intuito de promover uma festa que atendesse à importância cultural das Festas Juninas, bem como a carência de atividades de integração que proporcionassem lazer e cultura. Num misto de cooperação, trabalho, e, sobretudo, dedicação, o IForró foi um sucesso, fruto da colaboração de estudantes, servidores e professores do IFBA, além dos parceiros que patrocinaram a festa, concretizando um antigo sonho dos integrantes do grêmio.
Para fechar o ano de 2010, início de sua gestão, o Grêmio promove o Sarau Noel, evento que marcou o encerramento do ano letivo, o lançamento do Jornal Pense Sobre (P.S.) e a certeza de um 2011 repleto de lutas e objetivos a serem alcançados.
O ano de 2011 chegou arrebatador, exigindo esforço dobrado da diretoria do Grêmio Estudantil. Representado pelo seu presidente, Saulo Moreno, o grêmio teve participação no II Congresso Interno do IFBA, onde foram promovidas atividades e discussões em torno do Projeto Político e de Desenvolvimento da instituição até o ano de 2014, congresso realizado no início do mês de fevereiro. No mesmo mês, o Grêmio InterAÇÃO inova no campus ao promover o I DIA: Dia de Integração e Acolhimento do IFBA – Campus Vitória da Conquista, onde diversas atividades culturais e esportivas foram desenvolvidas na intenção de aproximar alunos da casa e os novatos que também se tornaram membros da imensa família IFbaiana.  Para Saulo Moreno, o I DIA foi de extrema importância principalmente por contribuir para “a formação de estudantes conscientes evitando assim os trotes violentos, fomentando a cultura de paz.”
I D.I.A.: Atividades culturais e esportivas que visavam aproximar alunos novatos e da casa.

No decorrer do ano, foi notável o comprometimento do Grêmio Estudantil InterAÇÃO com as causas dos estudantes, além da colaboração no desenvolvimento de diversas atividades dentro do instituto, bem como o Dia da Mulher, I Festival de Geoparódias, I Jornada Cultural, Projeto Abraço e o Ecoestilo, sem deixar de lembrar, é claro, da segunda edição do IForró, evento que contou animado pelas bandas “Inhame com Manteiga”, “Pé de Xote” e “Pegada Federal”, contando com a participação de mais de 300 pessoas.
Após 5 anos sem festas juninas no campus, é realizada a 1ª ediçãodo IForró.

 Fora do âmbito acadêmico, entretanto, dentro das demandas de luta estudantil, o Grêmio InterAÇÃO não mediu esforços manifestando apoio ao movimento grevista ocorrido no campus da UESB em Vitória da Conquista, buscou se instrumentalizar em intercâmbio com as lideranças estudantis do IFPE, se fez presente nas discussões do Fórum Permanente contra a Violência e a Favor da Vida, foi literalmente a vez e a voz do estudante ifbaiano na ‘Revolta do Buzú’, manifestação realizada em conjunto pelos estudantes conquistenses contra o aumento abusivo da tarifa de transportes coletivos em Vitória da Conquista, participando do movimento tanto nas ruas, quanto nas reuniões de negociação da prefeitura municipal, onde se destacou a figura do presidente Saulo Moreno, que, posteriormente, se afastou da presidência do Grêmio para assumir interinamente a UMESC – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Vitória da Conquista, quando o movimento sentiu a necessidade de buscar as vias legais para assegurar as suas conquistas.
Ainda envolvido nos interesses da militância estudantil, participou das Conferências Territorial, Regional e Estadual da Juventude e de Cultura, visando contribuir para as discussões que buscam melhorias na vida e no fazer político da juventude.
Delegados eleitos na Conferência Territorial da Juventude, realizada no auditório do IFBA – Campus Vitória da Conquista.

 O Grêmio Estudantil Interação ainda esteve em reunião com a procuradoria do município, em março de 2011, na intenção de ajudar Vitória da Conquista a implantar grêmios estudantis em suas escolas, além de ter implantado e acompanhado todo o processo de eleição do grêmio do campus de Jequié, em janeiro de 2012. Atuou também como representante discente nas discussões do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), bem como das questões que dizem respeito à assistência estudantil, englobando benefícios como PAAE e PINA.
Revolta do “Busu”: Interação presente.

Chega o mês de julho, e, juntamente com a UEES/IFBA (União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA), o campus de Vitória da Conquista deflagra a greve estudantil, paralisação votada em assembleia ocorrida no dia 28 de julho, com os alunos dos três turnos e de todas as modalidades (integrada, subsequente e PROEJA) suportadas pela instituição e que são representadas pelo Grêmio Estudantil InterAção. Foram 64,58% de votos a favor da greve, contra 28,92%, 4,48% de abstenções e 1,99% de brancos ou nulos. A greve foi deflagrada também em apoio ao movimento dos servidores/professores da Rede Federal de Ensino da Educação Básica, Profissional e Tecnológica que entraram em greve no dia 1º de agosto. Entre as principais bandeiras de luta levantadas nesta greve estão a exigência de que se invista 10% do PIB para educação; posicionamento contra o atual e futuro PNE, contra a expansão desenfreada dos institutos federais sem que haja uma estrutura de qualidade, e contra o Novo Código Florestal e a Usina de Belo Monte.
O Grêmio Estudantil InterAÇÃO, contando com a importante participação de estudantes do campus, dialogou intensamente com o movimento dos professores e servidores, auxiliando na organização e realização de mobilizações. A primeira, que foi realizada no dia 11 de agosto na Avenida Lauro de Freitas, contava com um pequeno número de manifestantes, mas que foi o suficiente para chamar a atenção da população para os problemas do campus. Ainda na busca de sanar as reivindicações do campus, participamos do Geo na Rua, em coro com os estudantes do curso de Geografia da UESB. Durante todo o movimento grevista, foram realizadas assembléias com os estudantes do campus, estas que tinham como pauta os rumos da greve ou a elaboração de formas de manifestação.
Em setembro de 2011, com pouco mais de um mês de mobilização, surge a chance de expor e defender as principais reivindicações dos estudantes do IFBA à reitora Aurina Santana, em reunião que abrangia professores, diretores de ensino de outros campi, bem como estudantes. Ainda neste mês, os estudantes do campus de Vitória da Conquista engataram uma sequência fabulosa de mobilizações: a primeira, na Assembleia Itinerante realizada no Centro de Cultura, onde estavam presentes autoridades civis e políticas, bem como os deputados que ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa.
Estudantes também protestaram durante a Assembleia Itinerante, realização da Assembleia Legislativa Estadual.

Na mesma semana, liderados pelo presidente Saulo Moreno Rocha, estudantes e servidores protestaram durante a audiência pública do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional e ao Emprego). Na ocasião, o deputado federal Waldenor Pereira, o Deputado Estadual Zé Raimundo Fontes, o Diretor do IFBA - Vitória da Conquista Prof. Paulo Marinho, o membro da Secretaria Nacional de Educação Técnica e Profissional do MEC Ângelo Ronaldo e demais autoridades se fizeram presentes. A intenção da mobilização era chamar atenção para a expansão desenfreada da rede federal de ensino, e exigir o investimento dos 10% do PIB para a educação. Posteriormente, em discurso na Câmara dos Deputados, Waldenor cita a manifestação que presenciou em Vitória da Conquista, solidarizando-se com as causas da greve.
Protesto na audiência do PRONATEC.

No fatídico 23 de setembro de 2011, os estudantes do IFBA entram em luto, e velaram a educação de qualidade. O velório ocorreu em uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, sessão que objetivava discutir o movimento grevista dos professores do instituto. A manifestação teve repercussão estadual, sendo utilizada como referencial pelos Grêmios do IFBA e do IFbaiano de Valença, que  também sepultaram a educação. Em assembleia no dia 26 de setembro, após 57 dias de paralisação, os estudantes decidiram pelo fim da greve estudantil.
Cortejo fúnebre acompanha o velório da educação de qualidade.


Velório da educação na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
Agora, a comunidade discente do IFBA-Campus Vitória da Conquista vê o amadurecimento político dos estudantes do campus, um crescimento pelo qual o Grêmio InterAÇÃO se sente responsável, uma vez que não hesitou em atuar pelos interesses estudantis, sempre conclamando os colegas de instituto para a discussão e a luta.