sexta-feira, 20 de maio de 2011

Programa de Orientação Profissional - POP I

Mais um encontro do Programa de Orientação Profissional-POP- ocorreu nesta quarta-feira, 18, com os discentes dos 4° ano - Integrado dos cursos de Informática e Eletromecânica. Esse momento foi destinado ao feedback grupal do Inventário Fatorial de Personalidade-IFP, aplicado no encontro anterior.

O Inventário de natureza verbal, baseado na teoria das necessidades básicas formulada por Henry Murray (1938), visa avaliar o indivíduo em 15 necessidades ou motivos psicológicos: assistência, dominância, ordem, denegação, intracepção, desempenho, exibição, sexualidade, afago, mudança, persistência, agressão, deferência, autonomia, afiliação. O Inventário foi utilizado com o propósito de estimular discussões sobre dimensões de relações interpessoais e planos vocacionais e educacionais, propiciando ao participante a identificação de suas necessidades principais.

Dessa forma, criou-se um espaço para reflexão entre o próprio grupo, além de se estabelecer correlações interessantes entre necessidades peculiares. Logo em seguida, tais discussões foram levadas ao contexto do mundo profissional, favorecendo interesses por profissões específicas que se relacionassem a determinadas necessidades pessoais apontadas no inventário. Contudo, outros encontros virão e pretendem contribuir ainda mais com a elucidação do trajeto da escolha profissional, bem como, a preponderância das influências familiares neste processo.

Contamos com a presença de todos no próximo encontro, que propõe ser mais dinâmico e divertido. Que tal um game? Até lá!



EQUIPE COTEP
Adriana Martins Marques da Costa Moreira
Marcela Dantas
Vanessa Villasboas
Danielle Guimarães (Estagiária)
Rosyane Damiana (Voluntária do projeto)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário