sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nota de REPÚDIO

"Temos o direito a sermos iguais, quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a sermos diferentes quando nossa igualdade  que reconheça as diferenças, e uma diferença que não produza , alimente ou reproduza as desigualdades."
Boaventura Souza Santos


O Diretório Central Estudantil da UESB, Gestão Nada Será Como Antes, vem, por meio desta, publicizar seu total repúdio às manifestação de racismo e homofobia veiculadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Vitória da Conquista.

A Constituição Federal Brasileira dispõe, em seu preâmbulo, "a igualdade a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos."Assim, posições e atitudes que diferenciam e discriminam o outro por fatores como cor da pele e orientação sexual são manifestações de intolerância e violência incabíveis num Estado que se pretende democrático e plural. É inadmissível que o professor, enquanto educador e agente formador de consciência, reproduza e propague ideias racistas e homofóbica que incitem o ódio e a violência.

Embora a igualdade formada seja garantida na lei, na realidade o Brasil é um país desigual, historicamente construído sobre estruturas elitistas de privilégios e exclusões. Nesse sentido, é dever do Estado agir na busca de efetivação do direito à igualdade. Portanto, o DCE Nada Será Como Antes defende as cotas raciais e demais políticas afirmativas que visem reduzir essas desigualdades e caminhar rumo a uma sociedade mais justa, em que negros e negras, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e todas as pessoas possam ser respeitadas na sua integralidades. Por isso, a luta contra o racismo, a homofobia e o machismo deve ser encampada por tod@s nós e construída diariamente.

Basta de violência e ignorância! Exigimos Respeito e dignidade!


DCE UESB/NADA SERÁ COMO ANTES

ZUMBI VIVE, MANIFESTO A FAVOR DA DIVERSIDADE E DA VIDA! 21/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário