sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Servidores e estudantes do IFBA Conquista realizam manifestação na Assembléia Itinerante

Depois de Salvador e Feira de Santana, Vitória da Conquista recebeu o projeto Assembléia Itinerante. O evento, ocorrido nesta quinta-feira (15), às 14h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, trouxe para perto da população da cidade os deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Bahia.

Na ocasião do evento, aqui na cidade, estudantes do Instituto Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista, representados pelo Grêmio Estudantil Interação, realizaram manifestação para cobrar 10 % do PIB aplicado na educação pública brasileira, já! Junto aos estudantes, os servidores solicitam melhores investimentos na educação e cobram ainda melhorias salariais reais, indo de encontro ao desejo do Governo Federal em congelar os salários durante dez anos.
Segundo Saulo Moreno Rocha, presidente do Grêmio Estudantil do IFBA, o novo Plano Nacional de Educação (PNE) prevê somente 7 % do PIB para a educação até 2020. “O PNE é elaborado de 10 em 10 anos. Esse atual do governo prevê um aumento gradual para 7 % do PIB empregado na educação até 2020, só que exigimos 10 % do PIB já!”.
Os manifestantes também não são favoráveis a expansão da rede federal de ensino profissional e tecnológica, pois acreditam que essa expansão tem sido realizada sem privilegiar a qualidade. Reivindicam também a aplicação real do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que prega a expansão, interiorização e democratização dos Institutos Federais. Reforçam, ainda, que os Campi do IFBA na Bahia estão carentes de infraestrutura necessária para a sua atuação, falta de professores, laboratórios e refeitório.

“O Governo Federal tem prezado pela quantidade. Foram realizados cortes orçamentários de bilhões na educação, no início desse ano, e eles ainda insistem na criação de 88 institutos no Brasil daqui para ano que vem. Dizemos não até que se tenham mais investimentos na educação, para que a rede federal possa se fortalecer e, assim, termos uma expansão de qualidade”, enfatiza Rocha.



Diretoria de Imprensa

Um comentário:

  1. Tem alguma possibilidade da greve acabar semana que vem? Vocês conseguiram o que com esse movimento?

    ResponderExcluir