
Na ocasião do evento, aqui na cidade, estudantes do Instituto Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista, representados pelo Grêmio Estudantil Interação, realizaram manifestação para cobrar 10 % do PIB aplicado na educação pública brasileira, já! Junto aos estudantes, os servidores solicitam melhores investimentos na educação e cobram ainda melhorias salariais reais, indo de encontro ao desejo do Governo Federal em congelar os salários durante dez anos.
Segundo Saulo Moreno Rocha, presidente do Grêmio Estudantil do IFBA, o novo Plano Nacional de Educação (PNE) prevê somente 7 % do PIB para a educação até 2020. “O PNE é elaborado de 10 em 10 anos. Esse atual do governo prevê um aumento gradual para 7 % do PIB empregado na educação até 2020, só que exigimos 10 % do PIB já!”.


“O Governo Federal tem prezado pela quantidade. Foram realizados cortes orçamentários de bilhões na educação, no início desse ano, e eles ainda insistem na criação de 88 institutos no Brasil daqui para ano que vem. Dizemos não até que se tenham mais investimentos na educação, para que a rede federal possa se fortalecer e, assim, termos uma expansão de qualidade”, enfatiza Rocha.
Diretoria de Imprensa
Tem alguma possibilidade da greve acabar semana que vem? Vocês conseguiram o que com esse movimento?
ResponderExcluir