domingo, 18 de setembro de 2011

Estudantes e Servidores protestam durante Audiência Pública do PRONATEC

Foto: Zé Silva - Site  VC
Aconteceu na sexta-feira (16) no IFBA - Campus Vitória da Conquista a 2ª Audiência realizada na Bahia pela Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional para discutir o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional e ao Emprego), a 1ª aconteceu no dia 15 de setembro no IFBA - Campus Salvador.
O objetivo da audiência era discutir com todos seguimentos da sociedade o Programa, que visa democratizar, expandir e interiorizar o ensino técnico no Brasil. Participaram da audiência o Deputado Federal Waldenor Pereira, o Deputado Estadual Zé Raimundo Fontes, o Diretor do IFBA - Vitória da Conquista Prof. Paulo Marinho, o membro da Secretaria Nacional de Educação Técnica e Profissional do MEC Ângelo Ronaldo e demais autoridades.
Na oportunidade, os grevistas do IFBA realizaram um protesto, com o objetivo de chamar atenção das autoridades e demais presentes para a atual situação da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica. Segundo o Presidente do Grêmio Estudantil Interação do IFBA de Vitória da Conquista, Saulo Moreno Rocha "A necessidade é urgente de se discutir a expansão da rede federal, tendo em vista a tramitação do PRONATEC nas instâncias legislativas. Esse programa pretende democratizar e interiorizar o ensino técnico e profissional, através da expansão da rede, e por isso que é de fundamental importância participarmos dessa audiência, pois aqui se discutirá com a população essa proposta". 
Durante a audiência, diversas pessoas se manifestaram colocando as suas indagações e dúvidas com relação ao Programa, sendo muito citado a expansão da rede federal. Saulo ainda ressalta que "Só aceitaremos o PRONATEC quando ele realmente propor uma expansão da rede federal que prime pela qualidade, haja vista que hoje mais de 200 Institutos Federais estão em greve, por diversas questões, como infraestrutura, investimentos, salários dos servidores, portanto, é necessário democratizar e interiorizar a rede, mas respeitando a educação brasileira, investindo 10 % do PIB para essa área e tendo uma melhor gestão dos recursos" finalizou Moreno.
Para saber mais sobre o PRONATEC acesse aqui







Nenhum comentário:

Postar um comentário