segunda-feira, 30 de maio de 2011

São as vítimas culpadas?

Nesse mês, olhando um pequeno link encontrado no twitter, eu fui surpreendida por um texto de caráter muito real e doloroso, em um site totalmente inusitado. Em um espaço do Sedentário e Hiperativo, onde tradicionalmente se colocam imagens femininas consideradas sexualmente atrativas, desta vez encontrei um texto retirado de um blog feminista, discorrendo a cerca do estupro.
O autor desta proeza foi Marcelo Del Debbio, colunista do sedentário, que colocou o texto da escritora Ana Rita neste espaço inusitado. O texto da Ana Rita mostra a realidade feminina no Brasil, de uma forma clara, chocante e muitas vezes dolorosa para aqueles que nunca vivenciaram esta situação.
Infelizmente ainda existe uma cultura fortemente enraizada em nosso país que se uma mulher é agredida sexualmente, a culpa é sua, ou porque não gritou o suficiente, ou porque ela provocou isso usando roupas atrativas. Mas esta é uma situação que precisa mudar, não podemos culpar a vítima, sendo que o responsável é o agressor, não existe justificativa para um estupro, é simplesmente abominável.
Muitos agora devem estar pensando que não podem fazer nada para mudar essa situação no nosso país, mas estão enganados. Se cada pessoa gastar alguns minutos do seu tempo lendo o texto, refletindo e comentar com seus amigos e familiares, ai sim vamos fazer algo para modificar essa cultura nociva.
Recomendo a leitura do texto em ambos os sites, para uma comparação dos tipos de comentários feitos em cada um deles. Só repensando nossas atitudes, pensamentos e preconceitos conseguimos melhorar o mundo a nossa volta.

Marina Margutti – Secretária Geral

Links dos textos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário