quarta-feira, 30 de março de 2011

Estudantes reivindicam melhorias na UESB

Na manhã do dia 29, os estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), bloquearam a Avenida Olívia Flores munidos de faixas, carros de som e nariz de palhaço, paralisando as atividades no campus. Os estudantes reivindicam disponibilidade de mais recursos para a assistência estudantil, melhorias na biblioteca e menor preço no restaurante universitário.
 Um dos motivos principais do protesto é o decreto nº12. 583/11 instituído pelo governo Wagner. Além de proibir a contratação de professores substitutos, o decreto reduz as verbas destinadas às instituições de ensino superior em 40%, estabelecendo cortes nos gastos como água, luz e xerox.
No protesto, o reajuste do preço da passagem do transporte coletivo também foi lembrado, chamando atenção para a questão da superlotação dos ônibus.  
No dia seguinte ao protesto dos estudantes, foi a vez dos docentes, com o apoio dos estudantes, fazerem valer a sua voz em uma manifestação realizada em frente a governadoria com o objetivo de chamar a atenção dos políticos e da comunidade em geral para a situação. Os três campi (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga) foram representados, e conseguiram marcar uma audiência com o secretário de relações institucionais, o professor César Lisboa.
É importante que todos estejam atentos para ações como essa, voltadas para a defesa de um ensino público de qualidade. Mais informações sobre as manifestações e outras reivindicações no endereço: http://mobilizauesb.blogspot.com/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário