quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Memória do tropeirismo em Vitória da Conquista



O tropeirismo faz parte da construção da história da Joia do Sertão Baiano. Para resgatar e divulgar essa memória, a Organização Não Governamental (ONg) Carreiro de Tropa (Catrop) desenvolve, em parceria com o Museu Regional de Vitória da Conquista, o projeto “Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista”.
O projeto é coordenado pela professora Ebeilde Araújo Pedreira Goulart, com a supervisão da professora Irlândia Maria Serra Negra Coelho Rocha, e recebe apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O evento, voltado para estudantes da formação básica, fundamental e média das escolas públicas da cidade, será lançado no dia 10 de dezembro, às 19 horas, no Museu Regional, que fica na Praça Tancredo Neves, Nº 114, Centro.

Tropeirismo como referência

Entre as ações do projeto está a realização de três oficinas por semana, momento em que serão discutidos elementos da cultura e da arte conquistense, que tenham o tropeirismo como referência. As atividades acontecerão também no Museu Regional, de dezembro de 2010 a setembro de 2011.
A primeira etapa do projeto tem início nos dias 13, 15 e 17 de dezembro, das 14 às 16 horas, com alunos da Escola Estadual Dirlene Mendonça. Entre as temáticas discutidas estão “História Local, Memória e Tropeirismo”, “A Base Econômica de Vitória da Conquista” e “Registros socioculturais do tropeirismo local”. As oficinas serão ministradas pela historiadora Maris Stella Schiavo Novaes e pelo pesquisador Saulo Moreno Rocha, com apoio técnico do produtor cultural Manno Di Sousa e do designer gráfico Márcio Lopes, todos profissionais pertencentes à Catrop.

Saiba mais informações ligando para (77) 3422-2559.

Por Flávia Mota - ASCOM/UESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário