segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Madrigal do IFBA recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista


Madrigal do IFBA - Concerto na Catedral
Metropolitana de Vitória da Conquista em 2010.

Na sessão realizada no dia 17 de novembro de 2010, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, foi aprovada por solicitação do vereador Alberto Gonçalves uma Moção de Aplausos ao Madrigal do IFBA na pessoa do seu Maestro Profº. Msc. Marcos Ferreira, do Instituto Federal da Bahia - IFBA - Conquista.
A Menção foi concedida devido a realização do concerto comemorativo aos 170 anos de Vitória da Conquista. Já é tradição na cidade, há três anos o Coro vem realizando concertos a cada dia 09 de novembro, data do aniversário da cidade.
Congratulamos e parabenizamos Marcos Ferreira e todos do Madrigal pela brilhante apresentação, belo reconhecimento da comunidade local a um trabalho desenvolvido com tanta seriedade e dedicação!

Diretoria do Grêmio Estudantil InterAÇÃO

sábado, 27 de novembro de 2010

AOS ESTUDANTES QUE LUTAM!

                                                                                                                              Valquíria Lima[1]


“Que vivan los estudiantes,


Jardín de nuestra alegría,


Son aves que no se asustan


De animal ni policía.”

O fragmento acima, retirado da bela canção ‘Me gustan los estudiantes’ de Mecedes Sosa, gravada em plena ditadura militar argentina, nos lembra que os estudantes são aves que não se assustam e, de fato, se um coração de estudante estiver disposto a mudar o mundo, nada o amendontrará. O mais impressionante, quando lembramos de um estudante que acredita em uma outra sociedade e em uma outra educação, é a sua capacidade de acreditar no sonho e ir atrás dele, entendendo que a utopia é ‘o horizonte’ que sempre se move e que sempre buscamos, como nos diz o escritor chileno, Eduardo Galeano.

A escola pública tem, na sociedade, o papel central de entendê-la (questionando, aceitando e/ou recusando a realidade dada). Estar em uma escola/ universidade é justamente se propor a estar dentro deste jogo de leitura crítica do mundo, permanentemente. Mas, cabe a cada estudante escolher um lugar confortável (muitas vezes conformado) ou tenso (e, por vezes, insatisfeito) para estar. O lugar de tensão é sempre o lugar do questionamento, da pergunta, da divergência, do acordo, do desacordo, da proposta, do sonho, é o lugar, então, daqueles que escolhem fazer MOVIMENTO ESTUDANTIL!

Os anos em que estudei, foram anos de movimento, anos de busca pelo conhecimento, anos de aprender dentro e fora da sala de aula. Posso dizer isto sem medo, pois tive o movimento estudantil como centro irradiador de minha aprendizagem, desde o ensino médio. Aprendi, então, que fazer movimento estudantil é se mexer, agir, reagir, remexer, deslocar, aceitar, questionar, negar, negociar, aprender, desaprender, informar, reformar, descontruir e, enfim, CONTRUIR!

Fazer movimento estudantil, portanto, é estar no grêmio, no centro acadêmico, no grupo de teatro, no movimento cultural, nos eventos fora da sala de aula, nas festas da escola, nos fóruns de discussão, nos grupos de leitura, nos projetos de extensão com a comunidade, nos conselhos deliberativos, nas reuniões de estudantes e da escola, ufa, escolher isto é estar em todos ou, pelo menos, em alguns destes lugares. Vale dizer que é importante participar, é bem verdade, mas sempre de maneira autônoma, pois o estudante comprometido é aquele que luta por ideais, para não o confudirmos com aqueles que adoram bajular os “superiores” nos espaços escolares, afinal, o mobilizar estudantil requer, sim, negociar, mas nunca render-se.

Esta não é uma tarefa fácil, pois, o aluno que faz movimento estudantil, não pensa só em si, e este é o seu diferencial, ele pensa no outro e se sente responsável por este outro. Por isso, muitas vezes o acusam de não ter tempo, de não estudar e não ser responsável com seus trabalhos (bradam alguns professores e colegas). Ora, mas quem não é reponsável, não o é por muitos fatores, afinal, conhecemos muitos estudantes que não fazem movimento estudantil e, nem por isso, são modelo de reponsabilidade. E conhecemos sim, muitos estudantes que fazem movimento estudantil e se comprometem com o estudar permanente que a escola lhes solicita.

O estudante que faz movimento estudantil é acusado de ser intolerante, de ser confuso ou de fazer confusão, de ser briguento, de ser teimoso, de ser baderneiro, vândalo, bagunceiro...! Mas, às vezes, não observamos que há pessoas especiais ou não, fáceis ou difíceis, tolerantes ou não entre estudantes, professores, vendedores, deputados, enfim, é esta a diáletica do próprio convívio humano. Assim, o que torna estes estudantes diferentes é o compromisso que assumem com a tarefa de transformar a vida dos outros.

Esta tarefa não é fácil, requer tempo, dedicação; deixar, muitas vezes, as próprias coisas de lado e sublimar o individual pelo coletivo. É difícil mesmo escolher este caminho, pois fazê-lo é assumir, desde então, o compromisso de não pensar só em si. Loucura? Não! As recompensas, as diferenças, a aprendizagem e o crescimento de estar nesta caminhada, de resolver em grupo, de aprender com o outro, de tomar decisões não estão no livro. Costumo dizer, sempre, aos meus alunos, que a universidade me deu muito, mas eu não seria o que sou sem o movimento estudantil. As aulas inesquecíveis que tive não superam os momentos de aprendizagem com os choros, as brigas, as noites viradas, as assembléias, as passeatas, as viagens, os amigos, as alegrias e as pancadas que o movimento estudantil me legou. Difenrentes, estas duas dimensões se irmanam na minha formação, são, pois, dois pedaços inseparáveis (com defeitos e qualidades) na formação da profissional que sou hoje.

Se valeu a pena? Tanto quanto todos os livros que li!

Em uma palestra, na universidade, uma certa vez, um educador disse que se a universidade (e eu estendo isto à escola) plantar em cada estudante a capacidade de se indignar diante de uma injustiça social, ela já fez muito da sua parte! Eu acredito nisto e, mais ainda, acredito que fazer movimento estudantil, é tomar isto como tarefa na construção de um mundo melhor, para sempre!



[1] Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFBA. Licenciada em Letras Vernáculas e mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS. Entre outras coisas, foi coordenadora geral do Diretório Acadêmico de Letras e do Diretório Central dos Estudantes, na Universidade Estadual de Feira de Santana.
 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EDITAL de Convocaçao de Novos Membros

Tendo em vista o término do ano e, por consequência, a saída de alguns dos membros do Grêmio estudantil InterAÇÃO, foi publicado no início da semana o EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE NOVOS MEMBROS.

Atenção para o período de inscrições: 22 a 26 de novembro de 2010
Não perca a chance de fazer a diferença e contribuir diretamente para o desenvolvimento e amadurecimento do movimento estudantil na nossa instituição!!

Segue o Edital:
________________________________________________________


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Campus Vitória da Conquista
Grêmio Estudantil interAÇÃO – 2010/2011

                                                  Contato: gremioestudantilinteracao@gmail.com
Edital 01/2010

Seleção de novos membros para a Diretoria do Grêmio Estudantil

O GRÊMIO ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA – CHAPA INTERAÇÃO (2010/2011), no uso de suas atribuições legais, e de acordo com as normas estabelecidas em estatuto próprio do órgão, aprovado por deliberação da assembléia geral reunida em 27 de julho de 1999, resolve:

1. Selecionar novos membros para ocuparem os seguintes cargos na diretoria deste órgão:
1.1 Secretário-geral
1.2 Diretor (a) de Imprensa
1.3 1º suplente

2. Para concorrerem às vagas, os estudantes deverão estar devidamente matriculados na Instituição, de acordo com o art. 15 do estatuto em vigor;

3. Inscrições: Deverão ser realizadas de 22 a 26 de novembro de 2010

4. Local: Sala do Grêmio Estudantil – ao lado da COEM

5. Horários:  10:30 às 10:50
                       16:30 às 16:50
                       19:00 às 19:20

6. Processo seletivo – serão realizadas entrevistas, durante os dias 29 e 30
de novembro de 2010. A mesa de seleção será composta por três integrantes da diretoria do Grêmio.

7. Resultados – Serão publicados nos murais do IFBA – Conquista e no blog do Grêmio, no endereço: https://interacaoifba.blogspot.com, no dia 01 de dezembro de 2010. A mesa de seleção ainda entrará em contato com os aprovados por telefone e por comunicado via email.

Vitória da Conquista, 22 de novembro de 2010

Saulo Moreno Rocha
Presidente
________________________________________________________

Diretoria do Grêmio Estudantil InterAÇÃO

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lei Ficha Limpa por um fio: assinem a mensagem a ser encaminhada ao Exmo. Presidente Lula pela Avaaz

O destino da Lei Ficha Limpa está por um fio, pois o presidente Lula está prestes a nomear o Ministro que irá desempatar as votações do STF nas apelações dos políticos "ficha suja".

O Lula está sendo pressionado pelos partidos, por políticos corruptos e interesses particulares, para designar um Ministro que vote contra a constitucionalidade da Lei Ficha Limpa, abrindo as portas para que Paulo Maluf, Jader Barbalho e outros candidatos corruptos assumam seus cargos.

Não temos tempo a perder. Vamos reagir e enviar ao gabinete de Lula uma enxurrada de mensagens pedindo que ele escolha um Ministro do Supremo que tenha integridade e sólido currículo anticorrupção. Assinem aqui a mensagem a ser encaminhada ao Presidente e envie a todos os seus contatos, vamos promover uma reação em rede!

Diretoria do Grêmio Estudantil InterAÇÃO

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Equipe do IFBA - Conquista é premiado nacionalmente pelo Prêmio Técnico Empreendedor - 2010

O Prêmio Técnico Empreendedor, que é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil, divulgado pelo Blog do Grêmio Estudantil InterAÇÃO, contou com a participação de uma equipe do IFBA - Conquista na concorrência do Prêmio.

O projeto desenvolvido sob a orientação da Profª. Valéria Melo contou com a participação dos estudantes Jaime Freire de Souza, Leandro Oliveira Nunes e Lucas Araújo dos Santos, e promove a acessibilidade e autonomia para deficientes visuais nas compras de supermercados, e venceu na categoria técnico.

O Eymart, como foi entitulado pelos idealizadores, será um dos representantes da região nordeste na premiação no dia 07 de dezembro em Brasília.
Parabenizamos a todos os membros da equipe vencedora!

Diretoria do Grêmio Estudantil InterAÇÃO

170 anos de Vitória da Conquista: Madrigal do IFBA participa das comemorações

No último dia 09 de novembro, Vitória da Conquista completou 170 anos de emancipação política. Em 9 de novembro de 1840 estava sendo instalada a Imperial Vila da Vitória, com a instalação dos trabalhos da Câmara Municipal. De lá para cá, nossa cidade cresceu e hoje é a terceira em número população no estado da Bahia.

Nestes 170 anos, o IFBA - Conquista já se faz presente há 15, contribuindo para o crescimento da nossa cidade, trazendo educação de qualidade e qualificação profissional para o Planalto da Conquista. 

O Madrigal do IFBA é um projeto concebido e sob a coordenação do Profº. Msc. Marcos Ferreira, que desde 2008 desenvolve os trabalhos com o grupo musical, que é composto por alunos, ex-alunos, pais de alunos e pessoas da comunidade conquistense.

Já incluso no calendário festivo da cidade, desde 2008, o Madrigal realiza um concerto em comemoração ao aniversário da cidade. Ambientado pela emblemática Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista e erguida em louvor à Nossa Senhora das Vitórias, o Concerto reuniu obras de Mozart, Villa-Lobos, Caymmi, Elomar Figueira Mello e outros grandes compositores, contando ainda com a participação do grupo Quarteto de Cordas composto por Emerson Di Mattos (violino I), Samir Niedhardt (violino II), Daniel Vieira (viola) e João Omar (cello).

Para o próximo ano, esperamos mais outro belo Concerto na Catedral, em comemoração aos 171 anos de Conquista. Parabenizamos o Profº. Marcos Ferreira e todos os membros do Madrigal pelo brilhante concerto.



Diretoria do Grêmio Estudantil InterAÇÃO