terça-feira, 13 de abril de 2010

Você conhece o hino nacional? E sua história?

Hoje (13) de abril, comemora-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro, data pouco conhecida pelos próprios brasileiros, e para não passar em branco, vamos conhecer um pouco de sua história...


Hino Nacional trocou de letra duas vezes até chegar à versão definitiva


De acordo com Cecília Helena Salles de Oliveira, historiadora da Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Museu Paulista, da USP, também conhecido como Museu de Ipiranga, o Hino Nacional como é conhecido atualmente foi criado em 1909 e oficializado em 1922. Antes disso, o hino trocou de letra duas vezes.

“A melodia do Hino Nacional Brasileiro é do maestro Francisco Manuel da Silva e foi escrita em 1831 para comemorar a abdicação de D. Pedro I, que aconteceu em 7 de abril daquele ano. O hino recebeu uma letra do poeta Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva e ficou conhecido como hino do 7 de abril”, afirma a historiadora. Segundo Cecília, em 1843, o hino sofreu adaptações em sua letra para se tornar o hino do Império, com a coroação de Pedro II.

Após a proclamação da República brasileira, em 1889, ainda de acordo com a historiadora, as autoridades do novo regime pretenderam criar um novo hino, deixando no esquecimento esse símbolo da época imperial. “Eles não foram bem sucedidos, pois a população não adotou o hino da República e continuou a cantar como hino nacional a peça musical escrita em 1831”, diz.


Ao se tornar uma República, o Brasil precisava adotar os símbolos da Pátria. O Marechal Deodoro da Fonseca oficializou, então mediante o decreto nº 171, de 20/1/1890, uma música, já existente, composta pelo maestro Francisco Manoel da Silva, como o "Hino Nacional Brasileiro". No início, era chamado de "Marcha Triunfal", mas logo passou a chamar-se "Hino Nacional" e a ser executado pelas bandas militares em todas as solenidades ou eventos históricos. Mais tarde, foram-lhe acrescentados alguns versos de Ovídio Saraiva de Carvalho, seis dias após a abdicação de D. Pedro I. O povo, porém, não adotou a letra e cantava o hino com versos próprios. Havia diversas versões, todas relacionadas à monarquia.

Logo após a proclamação da República, o governo fez um concurso público para a escolha da letra definitiva do "Hino Nacional Brasileiro". O vencedor foi o poeta Joaquim Osório Duque Estrada integrante da Academia Brasileira de Letras. Seu poema correspondia ao ritmo da música e continha ideais próprios do novo período republicano.

O "Hino Nacional Brasileiro" oficializado, então, com letras e músicas, pelo decreto no 15.671, de 6/9/1922.

A lei nº 5.700, de 1º/9/1971, estabeleceu o andamento do hino, a tonalidade para a execução instrumental (si Bemol) e o canto em uníssono, entre outros regulamentos (artigos 24 e 25).



Fontes: http://quiosqueazul.blogspot.com/2009/04/dia-do-hino-nacional-brasileiro.html
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL749727-5598,00.html



3 comentários:

  1. Olá Sandro!
    Tudo ótimo, e com você?
    Gostou da história do nosso Hino?
    Já que é impossibilitado de escutar a melodia de nosso Hino Nacional, o que achou da história do mesmo?
    Agradecemos a sua visita.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Entendo que o Hino Nacional Brasileiro precisa ser encarado como a primeira música de nosso País e relembrado em todas as escolas, pelo menos uma ves por semana. Isso nos trará de volta à um patriotismo que a muito está esquecido, principalmente pelos jovens de hoje em dia.

    ResponderExcluir