sexta-feira, 23 de abril de 2010

Coral de Alunos do IFBA - Campus Vitória da Conquista comemora cinco anos

Neste mês de abril, o Coral de Alunos do IFBA – Campus Vitória da Conquista – completa o seu quinto aniversário. Já se passaram cinco anos desde que o Professor e Maestro Marcos Ferreira chegou à instituição, assumindo a regência do Coral. Desde o primeiro ensaio, em 15 de abril de 2005, e a primeira apresentação no Auditório do Campus alguns meses mais tarde, o grupo tem participado de importantes eventos na cidade.




Nesses cinco anos, o Coral esteve presente em todas as edições anuais do Encontro de Corais da UESB. Participou de algumas edições do projeto Natal da Cidade, promovido em praça pública pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Em 2006, realizou o aclamado espetáculo Natal à Moda Brasileira.



Nas três edições do projeto O Frio tem ConCerto (2006, 2007 e 2008), o grupo arrecadou e doou para a comunidade carente agasalhos, brinquedos e alimentos não perecíveis. Em 2009, integrou a programação dos festejos do Campus Conquista nas comemorações dos 100 anos da Rede Federal de Educação Tecnológica.



O Maestro Marcos Ferreira, professor de Educação Musical do Campus Vitória da Conquista, destaca a importância do canto coral na mudança de paradigmas dos jovens que participam desta atividade: “O canto coral é a mais integradora das artes. É emocionante acompanhar o amadurecimento dos estudantes, os quais ao longo do projeto se tornam criteriosos na apreciação e escolha de repertório musical”.



O professor relata que além de promover a sociabilização, o coral de alunos tem colaborado no encaminhamento profissional de alguns estudantes: “Ao longo dos meus 25 anos de regência coral foram inúmeros os estudantes encaminhados às diversas faculdades de música nas Universidades Públicas. Este ano, no IFBA, temos um estudante se preparando para o próximo vestibular de Música”. O Maestro também fala sobre o reconhecimento dos estudantes: “Recebemos uma emocionante carta esta semana de um dos nossos ex-alunos, hoje cursando Economia na Universidade de Viçosa/ MG. Atos como este colaboram para o fortalecimento do trabalho que aqui desenvolvemos”.



O concerto comemorativo dos cinco anos será realizado no mês de agosto, e o coral já está trabalhando neste projeto. “Aos colegas, servidores desta casa e aos pais dos estudantes, queremos agradecer pelo constante apoio às atividades musicais aqui realizadas”, completa o professor Marcos Ferreira.

Coordenação de Comunicação Social - Campus Vitória da Conquista
 
Anexo: Leia a Carta do Estudante Igor Tupy - "5 anos - Dizer que Aprendi" Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário