sábado, 16 de junho de 2012

I Semana de Meio Ambiente do IFBA


A I Semana de Meio Ambiente do IFBA teve sua proposta cumprida. Reunindo dezenas de pessoas em prol da conscientização ambiental, o evento que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de junho apresentou o desenvolvimento sustentável à comunidade de uma forma dinâmica, com muito entretenimento, mas também, muita seriedade.



Abrindo a manhã do primeiro dia, foi composta uma mesa pelos professores Durval Souza, Felizardo Rocha, Ione Rocha e a palestrante Ana Beatriz Simon. Em seguida foi exibido um vídeo sobre a  “Carta da Terra”, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.
A palestra realizada pela prof. Drª Ana Beatriz Simon Factum (UNEB) explicou como  o design pode apoiar a sustentabilidade e a economia solidária. Também abordou a questão da reciclagem para a confecção dos mais diversos objetos do dia-a-dia através de cooperativas que atuam nos bairros carentes de Salvador além da destinação do lixo urbano.
Para a professora Ana Beatriz, a sustentabilidade só será possível se cada um fizer a sua parte. “... esse deve ser um trabalho de formiguinha, se você conseguir organizar uma coleta seletiva em seu bairro, fazer uma campanha com seus amigos, para que eles andem de bike ao invés de andar de carro ou moto... não dá pra esperar a solução do governo!! Se cada um colaborar, as mudanças vão acontecer.”

O 3º ano de meio ambiente abriu as atividades do turno vespertino do 1º dia com uma dança, cujo tema Gaia representava a relação da mãe-natureza com os índios e os homens brancos. Em seguida o professor Msc. Avaldo Soares proferiu uma palestra sobre desenvolvimento sustentável, demonstrando  a necessidade de se pensar num modelo de vida em que o homem possa conviver em harmonia com demais as espécies, utilizando racionalmente os recursos naturais.
IMG_1595

Em seguida uma mesa redonda mediada pela professora Ana Beatriz Factum conduziu os trabalhos. O debate abordou os problemas que o município vem enfrentando com a falta de água, a polêmica situação do rio Verruga e a falta de segurança e cuidado com o parque ecológico municipal, o Poço Escuro.
O segundo dia foi marcado por minicursos e oficinas no turno matutino, e a tarde pelas exibições de curtas feitas pelos próprios estudantes do IFBA e pelo tão esperado desfile de moda reciclável, o Eco Stilo. Roupas de sacos plásticos, jornais, revistas, retalhos de pano, CDs, tampinhas de garrafa... A criatividade não teve limites e superou a apresentação do ano passado, além dos modelos já conhecidos foram apresentados 5 novos modelos versão 2012 que desfilaram concorrendo ao 1º, 2º e 3º lugar, julgados por um júri formado por professores e técnicos do instituto.
O 1º lugar foi do casal fantasiado de Pierrot e Colombina, cujas roupas feitas de papel, sacos de estopa e outros materiais recicláveis. O 2º lugar foi conquistado pelos vestidos, de bailarina e de festa de gala, estilo rabo-de-peixe, feitos de sacolas plásticas, papel e fitas. O 3º lugar ficou para um casal de noivos, muito criativos, também completamente feitos de material reciclado. Após o desfile a professora Elane Correia palestrou sobre diversos assuntos, incluindo o Rio +20 e a vida de Chico Mendes. O coral do IFBA encerrou o  2º dia da Semana de Meio ambiente, apresentando o espetáculo Nordestinamente.
IMG_1601
As atividades da I Semana de Meio Ambiente do IFBA se encerraram no terceiro dia, com uma caminhada dos participantes na Lagoa das Bateias, além de uma revigorante dança sagrada com o professor Sérgio Magalhães;  por fim, provando que adquiriram uma maior consciência ecológica, os participantes realizaram uma coleta de lixo ao redor da Lagoa, com premiação para quem coletasse maior quantidade de itens.

O professor Avaldo Soares comentou a iniciativa do IFBA em promover essa semana de conscientização ambiental. “Muito boa. Tem que ter mais iniciativas assim, não só na semana de meio ambiente agora em junho, mas também em agosto, setembro, outubro, o ano todo. Essa iniciativa ajuda a mudar a forma de pensar sobre cuidar do meio ambiente. É necessário todo esse debate, essa discussão, tem que chamar essa conscientização mesmo, chamar a sociedade para discutir, para fazer essa mudança. O instituto está de parabéns pelo projeto.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário