segunda-feira, 21 de maio de 2012

LGBT na Câmara

III Parada do Orgulho de ser LGBT de VCA

A comunidade LGBT está cada vez mais ganhando seu espaço na nossa sociedade atual para debater e questionar seus direitos perante a lei, para que possa assumir o que realmente é sem ter medo de andar pela rua e ser agredido.

No último dia 17 (quinta-feira) às 19h na Câmara de Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, aconteceu uma audiência pública para a discussão sobre políticas voltadas de combate à homofobia. Representantes da sociedade conquistense se fizeram presentes, ansiando em ver uma cerimônia na qual discutiriam sobre os direitos da comunidade LGBT em Vitória da Conquista, tendo em vista na respectiva semana iniciou- se a campanha “Conquista sem Homofobia”.

Entretanto chegando ao local, depararam-se com o vácuo, o vazio, a ausência de simplesmente todos os vereadores. Sim! Isso mesmo. Nenhum vereador compareceu à audiência pública na Câmara de Vereadores. Mas os presentes não perderam tempo, e iniciaram a audiência mesmo sem a presença dos representantes do povo.

Mediada pelo Assessor Técnico de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Danillo Bittencourt, a sessão contou com a presença de representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade conquistense, que fizeram duras falas repudiando a ação dos vereadores por faltarem à supracitada audição, além de inúmeros protestos questionando os direitos da população LGBT.

No dia seguinte, integrantes do Movimento LGBT protestaram, em uma outra sessão na Câmara, a ausência dos vereadores na audiência do dia anterior.  Na Tribuna Livre Danillo Bittencourt disparou: “Esta Casa não tem políticas específicas para gays, lésbicas e travestis. Foi lamentável a ausência dos vereadores” e em resposta do vereador Gildásio Silveira, obteve: “A ação do Movimento LGBT não pode ser transformada em questão política partidária”.

Agora, cabe a nós defendermos os direitos de todas as pessoas, independente ou não da presença de vereadores numa sessão, pois antes de serem LGBT’s, são seres humanos iguais a qualquer outro, e que devem ter seus direitos assegurados perante a lei e sociedade.



Kayque Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário