quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estágio/Emprego

POLÍCIA MILITAR -  Estágios  para estudantes de ENGENHARIA ELETRICA do IFBA/Conquista.

TELK - 
Estágio em projetos de Eletromecânica e Edificações.

TELECOMUNICAÇÕES - 
Empregos para técnicos em Eletrônica e Eletromecânica. AGUARDE

GERMAN -  
Estágio  para Eletromecânica em Camaçari.

PASON -  Empregos  para Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Eletromecânica, em Lauro de Freitas.

OXITENO - 
Estágios no Pólo Petroquímico de Camaçari para OPERAÇÃO / LABORATÓRIO / INSTRUMENTAÇÃO / INSPEÇÃO / SEGURANÇA DO TRABALHO

ACCESS -  
Estágio em Informática em empresa de energia.

ENEM


 
Os estudantes interessados poderão se inscrever a partir das 10h desta segunda-feira (28) até as 23h59 de 15 de junho, horário oficial de Brasília. As inscrições custarão R$ 35 e poderão ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Estão isentos da taxa de inscrição alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas cadastradas no censo escolar da educação básica. Também estão isentos do pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa só será aceito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser usada para o ingresso do estudante em universidades públicas. Pode servir também para que ele se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência sem Fronteiras.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

LGBT na Câmara

III Parada do Orgulho de ser LGBT de VCA

A comunidade LGBT está cada vez mais ganhando seu espaço na nossa sociedade atual para debater e questionar seus direitos perante a lei, para que possa assumir o que realmente é sem ter medo de andar pela rua e ser agredido.

No último dia 17 (quinta-feira) às 19h na Câmara de Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, aconteceu uma audiência pública para a discussão sobre políticas voltadas de combate à homofobia. Representantes da sociedade conquistense se fizeram presentes, ansiando em ver uma cerimônia na qual discutiriam sobre os direitos da comunidade LGBT em Vitória da Conquista, tendo em vista na respectiva semana iniciou- se a campanha “Conquista sem Homofobia”.

Entretanto chegando ao local, depararam-se com o vácuo, o vazio, a ausência de simplesmente todos os vereadores. Sim! Isso mesmo. Nenhum vereador compareceu à audiência pública na Câmara de Vereadores. Mas os presentes não perderam tempo, e iniciaram a audiência mesmo sem a presença dos representantes do povo.

Mediada pelo Assessor Técnico de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Danillo Bittencourt, a sessão contou com a presença de representantes dos mais diversos seguimentos da sociedade conquistense, que fizeram duras falas repudiando a ação dos vereadores por faltarem à supracitada audição, além de inúmeros protestos questionando os direitos da população LGBT.

No dia seguinte, integrantes do Movimento LGBT protestaram, em uma outra sessão na Câmara, a ausência dos vereadores na audiência do dia anterior.  Na Tribuna Livre Danillo Bittencourt disparou: “Esta Casa não tem políticas específicas para gays, lésbicas e travestis. Foi lamentável a ausência dos vereadores” e em resposta do vereador Gildásio Silveira, obteve: “A ação do Movimento LGBT não pode ser transformada em questão política partidária”.

Agora, cabe a nós defendermos os direitos de todas as pessoas, independente ou não da presença de vereadores numa sessão, pois antes de serem LGBT’s, são seres humanos iguais a qualquer outro, e que devem ter seus direitos assegurados perante a lei e sociedade.



Kayque Costa

domingo, 20 de maio de 2012

Olimpíada Interna de Química do IFBA - Resultado


A comissão organizadora da Olimpíada Interna de Química do IFBA divulgou a lista dos estudantes que foram classificados para representar o IFBA Campus Vitória da Conquista na VII Olimpíada Baiana de Química 2012 (OBAQ).
Os oito primeiros colocados de cada série serão inscritos na VII OBAQ e farão a prova estadual no dia 04 de agosto de 2012. Os aprovados devem ficar atentos às novas informações sobre as inscrições e ao cronograma de estudo para as próximas etapas.
O IFBA deseja sucesso aos alunos que irão representar o instituto na olimpíada.
LISTA DE CLASSIFICADOS
1º ANO
NOME
TURMA
CLASSIFICAÇÃO
LAIO SOUSA SANTOS
4111

JOÃO MARCOS FERRAZ JÚNIOR

4111
EDUARDO MUNIZ DIAS MATOS

5011
PEDRO AMÉRICO NOGUEIRA

4111
ARIEL LEMOS DIAS

4111
ANANDA BEZERRA RIBEIRO

4111
LUÍS GUSTAVO DIAS

2111
RUAN PATRICK SILVA
4111
2º ANO
NOME
TURMA
CLASSIFICAÇÃO
RENATA CARDOSO RIBEIRO

6121
IAN AMPARO BARBOSA

4121
EDUARDO SARMENTO

4121
AMANDA BEATRIZ 
TEIXEIRA

4121
FILIPE SOARES CÂNCIO

2121
RANNA OLIVEIRA 
MARTINS

6121
LEONARDO SOUTO OLIVEIRA

5021
LETÍCIA LUÍZA MARQUES
4121

3° ANO
NOME
TURMA
CLASSIFICAÇÃO
ALEX MIRANDA DE OLIVEIRA

2131
DOUGLAS THAINAN MENDES

5031
DIOGO PIMENTEL DA SILVA

6131
RIAN SILVA CARVALHO SANTOS

5031
MILENA CORDEIRO BARBOSA

2131
IOHANA ANGÉLICA TORRES

5031
MARIANA DIAS C. MATOS

5031
GABRIELA TRINDADE DA SILVA
5031





Fonte: IFBA-Conquista

terça-feira, 15 de maio de 2012

Um festival para as juventudes. Todas as juventudes.



Por Murillo Nonato
No auditório II do Luizão, módulo acadêmico da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB) encontravam-se vários profissionais da área da comunicação, psicologia, educação, representantes de entidades estudantis e jovens que representavam apenas a si mesmos (ou o interesse do que acreditavam ser o da coletividade) reunidos para debater políticas públicas para a juventude. A discussão fazia parte da programação do Festival da Juventude que ocorreu na cidade no último final de semana. Na parte mais elevada do recinto havia uma mesa onde se acomodavam os palestrantes convidados: Vladimir Pinheiro, coordenador Estadual da Juventude e Juremar Oliveira, presidente do Conselho Estadual da Juventude da Bahia.

Nas falas imperava o discurso da aproximação da juventude com o governo, da diversidade , necessidade e particularidades de cada um deles. A preocupação do evento com essa diversidade era nítida. Foram realizadas várias mesas para discutir a variedade e diversidade dessa parcela da população, como exemplo as rodas sobre a juventude negra, LGBT, da mulher e etc. No entanto, nem toda juventude foi lembrada.

Sentado na segunda fileira das cadeiras do auditório, eu dividia minha atenção entre os palestrantes e os três jovens reunidos na fileira a frente da minha: Nayana Santos Ferrais Morais, estudante de Pedagogia da UESB e Kayque Costa,  estudante do IFBA e presidente do Grêmio Estudantil Interação, se dividiam para tentar interpretar em libras, a língua dos surdos emudos, tudo aquilo que estava sento dito pelos palestrantes da mesa, para Magno Prates (18), jovem surdo e estudante de informática do IFBA.

Nayana e Kayke, voluntariamente se organizaram durante toda a palestra para tentar sanar uma falha que a organização do evento cometera: não colocar intérprete de libras em todas as mesas para que os jovens com deficiência auditiva pudessem acompanhar e entender as falas como os jovens restantes. Afinal de contas, não era de integração e aproximação de que estávamos falando? Para isso é necessário que houvesse diálogo, comunicação... E como comunicação não é aquilo que se fala, e sim o que se entende, percebi que havia incomunicabilidade entre jovens como Magno e o evento como um todo.

O fluxo de informação era rápido, os palestrantes tinham pouco tempo para explanar o conteúdo e corriam contra o tempo. Nayana e Kayke corriam com as mãos para tentar acompanhar o ritmo da fala de Vladimir e Juremar. A estudante de pedagogia às vezes se atrapalhava, parava, pensava, processava a informação e tentava se lembrar dos sinais que representavam aquelas ideias, o que nem sempre dava tempo. Em alguns momentos ela massageia os dedos, massageia  o rosto, afinal de contas a expressão facial é de suma importância na linguagem de sinais. Chega uma hora que cansa, não dá mais, aí ela troca de lugar com o outro voluntário.
A estudante de pedagogia revela que ainda está em processo de aprendizagem e que traduzir simultaneamente é ainda complicada para ela, a experiência que tem com a língua vem do contato com os sujeitos surdos e mudos e com o curso de libras com duração de um mês que frequentou na UESB no ano passado.  O presidente do grêmio Interação, Kayke, conta que aprendeu os sinais no contato com os alunos com deficiência que estudam no IFBA e reforça “estamos em fase de aprendizado ainda, não somos intérpretes, por isso geralmente é difícil ajudarmos eles, pois os palestrantes falam muito rápido, às vezes a gente perde alguma coisa assim ou outra, mas é assim mesmo”.

Magno fixa o olhar nas mãos e nas expressões de seus tradutores voluntários. É sua primeira vez em um festival e revela que a experiência tem sido positiva, mas afirma que para a participação do sujeito surdo seja maior, o evento deveria ter se preocupado com indivíduos portadores de necessidades especiais com as dele.  Além disso, ele lembrou que o sujeito surdo não é negligenciado apenas em festivais, mas que no geral não existe o respeito no Brasil à lei de libras. Como no festival foi difícil entender e se fazer entender, Magno aponta que no dia-a-dia essa negligência da sociedade para com as pessoas é rotina. Comprar pão, ir ao médico ou a qualquer órgão público no país, o que seria uma atividade simples para qualquer um de nós, para pessoas como ele se torna complexo, limitando a independência desses. “Para ir ao médico tenho que ir com a minha mãe para poder entender. É difícil, é muito difícil, é preciso que todo mundo faça curso de libras para poder aprender , para facilitar a comunicação”, afirma o estudante de informática.

Para Magno, falta muita iniciativa do governo para melhorar a vida do sujeito com deficiência, qualquer tipo de deficiência.“É necessário que o governo tenha diálogo maior com as pessoas que tem deficiência. É necessário avisar para todos que é muito importante, que demora-se muito para que as políticas públicas apareçam, demora demais”, aponta o jovem. Apesar das dificuldades o estudante afirmou que não desistiria de ir aos festivais e de participar das discussões, mas que essa foi uma grande falha a qual a prefeitura terá que sanar nos próximos eventos.




Fonte: O Rebucetê


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Convocação Urgente: Bolsistas do PAAE 2011/2012



Os bolsistas do PAAE de 2011 a 2012  que se inscreveram para dar continuidade aos benefícios devem comparecer a uma reunião com o setor de serviço social.
A reunião será no CVT-TI,  dia 16 de maio - quinta-feira. Para os alunos que estudam no perído diurno a reunião será às 16h, já os estudantes da noite devem comparecer ao CVT às 18:30h.
Todos os bolsistas devem levar os comprovantes de residência, de renda e despesas atuais, além do comprovante de inscrição. 



IFBA-Conquista

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ESTÁGIO

Curso: Eletromecânica
Semestre: A partir do 5º. Semestre para curso regular ou a partir do 3º. Semestre curso especial

Descrição das atividades:
Consultar livros e manuais técnicos;
Suporte na identificação de falhas ou defeitos nos equipamentos;
Apoio na realização de testes em equipamentos;
Auxiliar o controle de materiais.

Requisitos (Conhecimentos e/ou habilidades complementares):
- Conhecimentos Informática (Office básico)
- Residir em Vitória da Conquista

Turno de estágio: Matutino
Local do Estágio: Vitória da Conquista – Coelba
Interessados deverão comparecer ao IEL dia 04/05/2012 às 09h00 para seleção.









http://ifbaconquista.blogspot.com.br/p/estagios.html