sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Moção de Repúdio

Moção de Repúdio


À mesa gestora do fórum de diálogo entre estudantes de todos os campi do IFBA, Reitoria e Diretores Gerais


   Nós, representantes discentes do IFBA-Campus Vitória da Conquista, Eunápolis e Porto Seguro e demais representantes dos campi  do IFBA que queiram subscrever esta moção, repudiamos a postura da mesa gestora pelos seguintes fatos:


1) Viemos de nossos campi para uma construção dialógica, objetivando a melhoria de nossa Instituição, porém participar de um encontro onde a mesa, composta por estudantes, não respeita a gestora do IFBA, Professora Aurina Oliveira Santana, é impossível. O respeito e a cordialidade devem prevalecer nesses espaços importantes de construção; 
2) O respeito aos encaminhamentos enviados pelos diversos participantes deveriam ser respeitados e acatados, colocando-os em votação na plenária. Infelizmente, não foi o que aconteceu prevalecendo a imposição de poucos e o desrespeito generalizado.



   Dessa forma repudiamos a mesa gestora, composta pelos mais diversos representantes discentes. Esperamos ter espaços melhores e mais equânimes para debater de forma democrática e lúcida o nosso IFBA. Propomos o fórum com uma mesa gestora composta pelos representantes que subscreveram esta.


Salvador - Bahia, 09 de setembro de 2011

Saulo Moreno Rocha – Campus Vitória da Conquista
Kmilly A. Campos – Campus Eunápolis
Caroline de Souza Freitas – Campus Porto Seguro

Carla Santos Conceição - Campus Eunápolis (graduanda em matemática)




Observação: Essa moção foi escrita, pois houve na reunião violações do direito de manifestação e a restrição dos espaços do direito de atuação dentro do fórum, alguns alunos se apoderaram do momento para expor apenas lutas individuais, sendo que foi realizada uma reunião anterior entre os estudantes dos diversos campi pela manhã, onde ficou decidido e votado em um movimento unificado, onde todas as reivindicações seriam atendidas. A falta de respeito para com a Reitora foi um fato que se agravou durante a reunião, palavras de ordens como: “você” está me ouvindo Aurina!! Era necessário cuidado na forma de falar e colocarem determinadas coisas, era preciso, antes de tudo, cautela. Acreditamos em um movimento unificado, limpo, claro, organizado e objetivo. Portanto não é necessário esses atos, até por que saímos de nossos campis para solucionar os problemas de comum acordo, e não arrumar mais, faltou maturidade por parte de alguns alunos, fazendo a reunião cansativa onde existiam 23 pautas, para serem discutidas e alguns alunos insistiam em questionamentos internos, sem se aterem as necessidades mais amplas.
Para uma tarde apenas, isso ficou inaceitável durante as persistências e exigências que não estavam na pauta elaborada na reunião de nós estudantes, fugindo dos objetivos e partindo para um movimento individual, e o momento que era para ser “democrático”, deixou de ser quando os horários das perguntas e respostas não eram cumpridos, em vários momentos de defesa bloquearam a fala da Reitora e de estudantes, mostrando um ar de superioridade, pessoas que compuseram a mesa interviam em todos os questionamentos, não obedecendo às inscrições, tornando a reunião cansativa e uma verdadeira bagunça, não saindo da 3° pauta depois de 4 horas de reunião, um absurdo, pois deveríamos ter aproveitado esse momento para um debate democrático, discutir os problemas de maneira correta, enfim, aproveitar o tempo e não desperdiçá-lo como foi feito. A nossa proposta era a de participar e mostrar em todo momento estudantes questionadores, argumentando e buscando sempre soluções de uma forma limpa, educada e sem qualquer tipo de agressão, não apenas levando em consideração a idade da Reitora e, sim a dignidade humana e limites para com o outro, nossas reivindicações, tendem a maior credibilidade, quando forem apresentadas com respeito, de maneira organizada, madura e embasamento nos argumentos.
Por isso, somos à favor de uma UEES que represente os estudantes de forma lúcida, grande parte dos estudantes presentes entendiam isso, infelizmente, a forma como foi conduzida a reunião não nos favoreceu. Mas continuemos na luta e nesse momento, aprendamos com os erros e fortaleçamos ainda mais a nossa UNIÃO, porque os erros foram de poucos, mas as responsabilidades e consequências devem ser assumidas por todos, afim de continuar na batalha e alcançar ganhos reais!

Representantes discentes do IFBA
Campus Vitória da Conquista
Campus Eunápolis
Campus Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário