terça-feira, 3 de maio de 2011

III Jornada de Astronomia do IFBA

Nos dias 11, 12 e 13 de maio o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (antigo CEFET), campus Vitória da Conquista,realiza a III Jornada de Astronomia. O evento, que será coordenado pela professora de física, Dra. Selma Rozane, tem como principal objetivo a difusão do conhecimento científico e o estímulo ao ensino da ciência.
Durante os três dias de atividades serão realizadas palestras, sessões de observação astronômica e do planetário.
Para isso, contamos com a participação de Astrônomos do Observatório Astronômico Antares, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e de professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Neste ano as sessões de observação astronômica serão realizadas utilizando dois telescópios refletores. Contaremos também com o planetário móvel do Observatório Astronômico Antares. Esta atração consiste em um planetário inflável, composto por uma abóboda de lona semelhante a uma barraca iglu gigante, onde no seu interior um projetor é capaz de criar uma representação do céu, por meio de um cilindro de material fotográfico.
A participação nas palestras é aberta a toda a comunidade, não sendo cobrada qualquer taxa de inscrição. Os participantes que desejarem receber certificados de participação nas palestras, no formato eletrônico, deverão efetuar suas inscrições até o dia 11 de maio preenchendo o formulário disponível na página:  http://physika.info/physika/
VISITAÇÃO POR PARTE DAS ESCOLAS: Será possível agendar a visita de turmas de alunos da educação básica para as sessões do planetário nos turnos da manhã e da tarde. Para efetuar uma reserva, entre em contato com a coordenação do evento via email:  srozane@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo telefone (77) 3426-2271, ramal 2530 (COPEX).
O evento é aberto à participação de toda a comunidade, em especial estudantes do nível médio, universitários e todos aqueles que desejam ter um maior contato com a Astronomia. 
Venha você também participar e observar nosso céu!

PALESTRAS:
Título: Tipos e Montagens de Telescópios
Palestrante: Jorge R. A. Kaschny - IFBA
Local: Auditório IFBA – Campus Vitória da Conquista
Horário: 18h30h           Data: 11/05/11

Título: Astronomia na Atualidade
Palestrante: Silvanio Bezerra de Oliveira - UEFS
Local: Auditório IFBA – Campus Vitória da Conquista
Horário: 15 horas    Data: 13/05/11

Título: Dos Planetas aos Exoplanetas
Palestrante: - Marildo Geraldête Pereira - UEFS
Local: Auditório IFBA – Campus Vitória da Conquista
Horário: 18h30 min        Data 13/05/11

Programação
Horário 11/Maio 12/Maio 13/Maio
9:00-12:00 - Sessões de Planetário Sessões de Planetário
12:00-14:00 - Intervalo Intervalo
14:00-18:00 - Sessões de Planetário Palestra 2 eSessões de Planetário
18:00-18:30 Abertura Intervalo Intervalo
18:30-19:30 Palestra 1 Intervalo Palestra 3
19:30-22:00 Observações Astronomicas Observações Astronomicas Observações Astronomicas



 Retirado de http://www.conquista.ifba.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário