terça-feira, 12 de abril de 2011

Aula Inaugural do CVT de Cerâmica – Itapirema


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (antigo CEFET) o IFBA deu início no dia 11, às atividades do Centro Vocacional e Tecnológico de Cerâmica para a comunidade de Itapirema. Na abertura do evento estiveram presentes o diretor geral do Campus Paulo Marinho, o secretário de Governo da Prefeitura Edwaldo Alves, o gestor do projeto, o professor Bráulio Lima Mota, o Engenheiro Civil Orley Magalhães, que ministrará as aulas, e os alunos do curso. 
O projeto de extensão do Instituto tem como objetivo capacitar os moradores para trabalhar com cerâmica em argila, além de aprimorar as técnicas e a metodologia de trabalho, que eles já desenvolvem na comunidade de Itapirema. Para o gestor do projeto, a expectativa é que essa formação melhore as condições de trabalho e conseqüentemente aumente a renda dessas pessoas.
O CVT – Cerâmica - O centro vocacional é uma iniciativa do IFBA em parceria com a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, a intenção das instituições é levar emprego, profissionalização e renda para a comunidade. O curso está dividido em 3 módulos de 30 horas/aula cada um,  o primeiro módulo conta com três turmas, cada uma têm 30 alunos matriculados. O IFBA espera que esses alunos pioneiros sejam também multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

A comunidade - Itapirema, é um povoado localizado no distrito de José Gonçalves, a 18km da sede de Vitória da Conquista com uma população de cerca de 1.500 pessoas, os moradores de Itapirema se dividem entre o plantio de hortaliças, a criação de animais e a produção de biscoitos. A confeccção da cerâmica já é desenvolvida há mais de 50 anos na comunidade e grande parte das pessoas vêem na produção de tijolos e telhas a possibilidade de melhorar sua fonte de renda. O início das aulas traz grandes expectativas para os moradores: “ eu preciso de um emprego que me dê uma renda fixa, com esse curso eu espero poder seguir em frente e conquistar tudo eu quero”, acredita a professora primária Ilza Ramos dos Santos. 

CCOMS - Coordenação de Comunicação Social/IFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário