domingo, 26 de setembro de 2010

1º Seminário Nacional de Liberdade de Crença e Diálogo Inter-religioso: O Sacro e o Místico nas Tradicionais Religiões de Matrizes Africanas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB realiza de 13 a 15 de outubro deste ano o "1º Seminário Nacional de Liberdade de Crença e Diálogo Inter-religioso: O Sacro e o Místico das Tradicionais Religiões de Matrizes Africanas", com o objetivo de discutir a liberdade de crença, tendo como base as religiões de Matrizes Africanas no Brasil.
A cada dia, o Seminário estará voltado a um eixo temático, tendo a exposição de painéis por estudiosos ligados ao tema em específico, os eixos temáticos serão:

Dia 13/10 - Referências Históricas, Políticas e Jurídicas: a diáspora africana, suas representações e repercussões na sociedade brasileira

Dia 14/10 - Referências Filosóficas, sociais e Culturais: compreensão das formas rituais de orgabnização social e a sua relação com as manifestações da natureza e da cultura
 
Dia 15/10 - Referências Religiosas: dimensões do místico e do sagrado nas religiões brasileiras de matrizes africanas

Ainda durante o evento será realizado a exibição de um filme, rodas de conversa, lançamentos de livros e atividades culturais.
No último dia do evento, na sexta-feira à tarde acontecerá a "Caminhada pela Paz, LIberdade de Crença e Resistência à Intolerância Religiosa", com o percurso que sairá do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, tendo uma parada para louvor ao Caboclo Boiadeiro na Praça do Gil e culminância na Praça 9 de novembro, com samba-de-roda e capoeira.
Na noite da sexta-feira será realizada uma sessão especial de homenagens aos guardiões da sabedoria ( os detentores do acumulado das tradições e do patrimônio imaterial), onde serão homenageados diferentes pessoas de distintos lugares do Brasil.

O evento será realizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na Av. Rosa Cruz (próximo ao Hiper Bompreço) de 13 a 15 de outubro de 2010.
Para saber mais sobre o evento acessem o site e para fazer sua inscriçaõ clique aqui.
Para maiores informações podem entrar em contato pelo email: liberdadedecrenca@gmail.com

Por Saulo Moreno Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário