quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto - Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1827 D. Pedro I instituiu no país os dois primeiros cursos jurídicos e na área das ciências sociais, um em São Paulo e outro em Olinda (PE). O curso de direito em São Paulo se consolida, e em 1934 a Faculdade que o acolhia é incorporada à USP.
Em 1927, Celso Gand Ley propôs que fosse instituído o dia 11 de agosoto como data comemorativa e em homenagem a todos os estudantes. Assim nasce o nosso 11 de agosto. Um resgate da memória do primeiro curso de direito instituído no Brasil.
Hoje, com o ensino tão difundido no nosso país, é muito fácil para qualquer cidadão estudar e ter o direito ao conhecimento. Os estudantes derão e continuam dando grande contribuição a sociedade mundial, todos os avanços científicos, tecnológicos e humanísticos, de uma maneira ou de outro, perfilharam o olhar atento de um estudante, mesmo que esse estudante não tenha passado pelo espaço escolar, propriamente dito, pois, para além disso, o estudante é aquele que vai além, que busca o conhecimento a qualquer custo, que tenta a partir do seu conhecimento, viver de forma a contribuir mais e mais com a sociedade e com o seu próximo.

Desta forma, nós do Grêmio Estudantil InterAÇÃO do IFBA de Conquista congratulamos com todos os nossos colegas, por esse dia, tão especial para cada um de nós, que estamos na batalha do dia na busca do conhacimento, mesmo com as dificuldades do percurso, mas, não são constituídos somente de espinhos esse percurso, nele existe muitas flores, e cabe a todos nós nos esforçarmos para galgá-las.

Que as luzes do saber alcance a todos nós, e que o movimento estudantil em nossa Instituição seja fortalecido a cada dia, para isso, faça do Grêmio Estudantil mais que um simples espaço de representação estudantil, ou um órgão que só deve ser procurado no momento de necessidade, faça desse espaço, um lugar seu, e ele será sempre um espaço de todos nós!

Por Saulo Moreno Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário