quarta-feira, 24 de março de 2010

Sem estatuto não existe Grêmio!

Repassando aos colegas um texto interessante, extraído da comunidade do IFBA no orkut. Acredito que seja de interesse de todos nós. Apesar de termos um estatuto em nosso grêmio, é fundamental repensar se o estatuto está de acordo com as nossas necessidades atuais. Por isso, que uma das primeiras propostas pensadas por nossa chapa foi a revisão do antigo regimento, que ainda vigora, aprovado em 1999.
Saudações

Texto:

O que é estatuto?

“Texto que regulamenta o funcionamento de uma associação: os estatutos de um clube, de um grêmio. Lei orgânica ou regulamento de um Estado, uma associação...” (Dicionário Aurélio).

O estatuto nada mais é do que regras de convivências e existência que regem uma associação (entende-se Grêmio por Associação dos Estudantes).

Por que não pode existir um Grêmio sem estatuto?

O estatuto é um documento que fomenta regulamentar as ações dos associados (Todos os estudantes) que fazem parte de uma Associação qualquer para que seja mantida a ordem.

Um grêmio que funciona sem estatuto está ferindo as leis de sua formação uma vez que, não se pode existir uma entidade de representação estudantil sem leis e preceitos básicos que orientam as atitudes daqueles que fazem parte do grupo. Uma associação precisa de regras de convivência que atendam a ética e aos costumes do grupo que será submetido a essas regras. E sua formação necessita de uma criação de estatuto prévio.

Assim como um estado não pode existir sem uma constituição, um grêmio não pode existir sem um estatuto, pois os dois documentos têm um objetivo único que é a manutenção da ordem. Nem mesmo os regimes mais autoritários puderam existir sem uma regra de conduta.

Isso quer dizer que a diretoria do Grêmio está ocupando um cargo de forma ilegal?

Depende, existem duas possibilidades:

1ª – O estatuto aparece e a diretoria assume o seu erro e passa a se orientar pelo mesmo.

2ª – Cria-se uma comissão pro - grêmio dentro do CRT (Conselho de Representantes de Turma) para elaboração de um novo estatuto.

Obs: Caso a segunda opção seja a escolhida, a diretoria do grêmio deverá deixar o seu cargo imediatamente para que após a criação do estatuto haja uma nova eleição para eleger representantes legítimos.

MARCOS VINICIUS RIBEIRO
ex-aluno de Eletrônica e atual aluno de Eng. Elétrica por essa instituição.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=64365&tid=5450445715045315014&start=1

Um comentário:

  1. O estatuto em vigor realmente precisa ser repensado. Sugiro que seja formado um Conselho com os líderes das turmas junto ao GS o mais rápido possível, já que o tempo urge e a Saapucaí é longa... vamos trabalhar!

    ResponderExcluir